Sobre o Projeto
A ideia de se criar um guia voltado para o grande público já ressoava, há algum tempo, em algumas mentes passarinheiras. Tancredo Maia Filho, inspirado pelo sucesso de um site conhecido como Coneix el riu, proveniente da Catalunha/Espanha, entendeu que o momento é propício para que as aves de Brasília também ganhem novos ares, voando e viralizando pelos céus virtuais do Brasil. E, quiçá... do mundo!
Nasce, então, o site Aves de Brasília, cujo objetivo é popularizar o conhecimento sobre a grande diversidade de aves que habitam, se reproduzem – ou transitam em determinadas épocas do ano – no Distrito Federal. Inicialmente são apresentadas as mais comuns, que podem ser encontradas com facilidade nos diversos ambientes naturais ou urbanos.
O site é uma homenagem do Observaves e da Universidade de Brasília aos 60 anos da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
As espécies foram agrupadas de acordo com as semelhanças de suas características gerais, a exemplo do habitat, das preferências alimentares, ou mesmo dos hábitos biológicos, como migração e horário de atividades. As informações disponibilizadas para o observador virtual se referem a conceitos básicos de ecologia, importantes para o entendimento sobre as aves e sua relação com o meio onde vivem.
O Projeto Aves de Brasília só pode ser viabilizado devido à colaboração de diversos passarinheiros, membros da comunidade do OBSERVAVES – Observadores de Aves do Planalto Central. Os organizadores do site agradecem a todos os envolvidos.
Destaca-se, também, a profícua parceria desenvolvida com a Faculdade de Tecnologia da UnB. O empenho de seu diretor, o professor Márcio Muniz, e do analista de tecnologia da informação Wesley Gongora de Almeida, possibilitou a concretização do projeto, que ganhou forma, com as belas cores e os sons das aves de Brasília.